quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cerejeiras











As cerejeiras são árvores extremamente belas e versáteis, quaisquer que sejam as suas razões para o cultivo dessas belas árvores, elas trarão lhe anos de prazer, através tanto das flores ornamentais, como dos frutos deliciosos que produzem.
A cerejeira pertence à mesma família (Rosaceae), tal como a amendoeira, o pessegueiro, a ameixeira e o damasqueiro. Existem muitas variedades de cerejeiras por todo o mundo, desde a Europa à América do Norte passando pela Ásia.
O manuseamento das cerejeiras é fácil, pois são árvores muito resistentes que podem crescer até 10 metros de altura. Produzem uma profusão de flores muito bonita no início da primavera.
Benefícios das cerejas para a saúde

As cerejas são um verdadeiro manjar dos deuses, tem uma cor agradavel, o seu sabor cativa-nos e quando damos conta não conseguimos parar. O bom disto é podermos  complementar esta tentação com uma vasta gama de benefícios para a saúde, incluindo estimular o sistema imunológico, prevenção de doenças cardíacas, melhorando a circulação sanguínea, e ajudando com o tratamento de certas doenças reumáticas, tais como a gota.

Entre as virtudes deste fruto destacam-se também as suas capacidades analgésica, assim como os seus poderes anti-inflamatórios.

As cerejas são detentoras de ferro, magnésio e potássio, zinco, cálcio, vitaminas A, B e C.

Aconselhadas para quem faz dieta pois devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias, as cerejas são excelentes quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.

As cerejas também são boas para o coração e para descansar, devido à presença da melatonina.

As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo.

O betacaroteno, ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas.

Os bioflavonóides impedem a degeneração celular.

A vitamina A é essencial para os olhos, o crescimento, o desenvolvimento dos ossos, a manutenção dos tecidos corporais, a reprodução e o desenvolvimento das funções hormonais e das coenzimas.

A vitamina C é um poderoso antioxidante, de modo que pode proteger contra diversos tipos de cancro, uma vez que intensifica as funções imunológicas.
A fibra protege contra um número de transtornos do tubo digestivo, incluindo o cancro do intestino.

O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.

O licopeno. componente ativo que fortalece o sistema imunológico, reduz os níveis de colesterol e protege contra alguns tipos de câncer, especialmente o de próstata.

Como constatamos nada melhor que a cereja no topo do bolo.
Existem dois tipos básicos de cerejas
Cerejas doces – boas para serem comidas cruas, embora possam ser comidas cozidas.
Cerejas azedas (ginjas) - mais usadas em culinária, doces e licores.

Para saber a diferença entre uma cereja doce e uma cereja azeda (ginja), basta saborear uma cereja fresca de cada... Saberá de certeza distingui-las!


1 comentário:

  1. Para saber a diferença basta prova-las!?!?! Não!!
    Cereja e ginja são frutas de espécies diferentes, de cor ligeiramente diferente, provenientes de árvores diferentes e cultivadas de modo diferente.
    Estrada Nacional 18 - Sitio da Gramenesa, Fundão,

    ResponderEliminar